quarta-feira, 25 de junho de 2014

Micos e Bolhas

"Para toda bolha existe um alfinete à espreita, e quando os dois enfim se encontram, uma nova onda de investidores aprende algumas das lições bem antigas." Warren Buffett




Uma bolha especulativa forma-se num mercado quando a única coisa que sustenta a progressão do mercado é a entrada de novos participantes, num esquema em pirâmide natural. Visto que o número de participantes possível é finito, todas as bolhas possuem um final previsível ainda que geralmente seja difícil de estabelecer o seu momento.

Assim acontece com a cotação das ações negociadas em bolsa de valores. Quando ocorrem sucessivas altas, muitas pessoas sem experiência em mercado de capitais se aventuram a investir em ações, e, conforme a lei da oferta e da procura essa grande demanda faz os papéis subirem ainda mais, inflando artificialmente a "bolha". Em determinado momento, os grandes investidores, ou aqueles que conhecem o mercado, percebem que os valores estão irreais e que os riscos de desvalorização aumentam e então começam a vender suas ações, levando a queda dos preços, provocando assim o estouro da bolha.

Nos últimos dias vimos uma excitação enorme nos fóruns de sardinha e movimentos surpreendentes de alta na All Ore Mineração S/A (AORE3), micro cap pré-operacional do setor de mineração, sem liquidez e com P/L negativo.
Indagada pela BM&FBovespa acerca do motivo desta disparada, a empresa manifestou-se dizendo que desconhece qualquer fato que possa justificar as oscilações,  mas que interpreta a movimentação como "ajuste natural dos preços após o recente leilão de venda realizado por um investidor minoritário", realizado em maio e que culminou na derrocada de mais de 90% no preço das ações. Pode ser.

Mas tudo isso me fez lembrar, claro que em maior escala, de uma das maiores bolhas já vistas no mercado, que ficou conhecida como "bolha do alicate".
A bolha do alicate foi uma bolha especulativa ocorrida no mercado financeiro brasileiro em 2011. O nome "alicate" deu-se pelo fato da bolha envolver a empresa gaúcha, fabricante de alicates e produtos de cozinha, Mundial S.A. (MNDL4)
Foi uma manobra criada entre uma empresa de investimento de Porto Alegre, uma agencia de comunicação e o presidente da Mundial.

Vários absurdos foram criados para ajudar a inflar essa bolha, dizia-se que seria convidada a integrar o índice, e até que seria comprada pela Apple. Uau!

Reportagens da época transmitem o grau de insanidade. 

A bolha ocorreu no primeiro semestre de 2011 quando as ações da Mundial valorizaram em torno de 1.400%, elevando o valor de mercado da empresa de 77 milhões de reais para mais de 1,4 bilhão de reais em poucos meses.
No total de fevereiro a julho de 2011 as ações tiveram valorização estratosférica de 2950%!!!
No mesmo período o Ibovespa caiu 13%.

E não poderíamos nos beneficiar dessas altas também?

O ideal é ignorar esse tipo de empresa, mas eventualmente pode se beneficiar desse movimento com responsabilidade e sabendo o que está fazendo, se agir como sardinha deslumbrada achando que vai ficar rico suas chances são zero!
Esse vídeo do Bastter elucida bem isso.







Para se manter em evidencia, a empresa passou a divulgar fatos relevantes quase que diários, foram 132 somente em 2011.

Com o estouro da bolha em agosto de 2011 as ações da Mundial caíram mais de 85% em apenas uma semana e em menos de um ano a empresa registrou seu menor valor de mercado histórico.




Em novembro de 2012 o ministério público federal do estado do Rio Grande do Sul ofereceu denúncia contra 10 pessoas envolvidas na bolha do alicate. Eles foram denunciados por formação de quadrilha, manipulação do mercado financeiro e uso de informação privilegiada. Entre os denunciados estão o ex-presidente da Mundial Michael Ceitlin e agentes autônomos da Comissão de Valores Mobiliários.

Em abril de 2013 todos os dez denunciados foram considerados culpados em primeira instância por manipulação do mercado financeiro. A pena ainda não foi proferida pelo juiz de primeiro grau, pois ainda depende que a Comissão de Valores Mobiliários informe o total ganho com a fraude.


Os dez envolvidos ainda respondem na justiça pelo crime de uso de informação privilegiada e foram inocentados pelo crime de formação de quadrilha.

O próximo post mostrará como essa bolha foi planejada e executada.

Abraço a todos!

6 comentários:

  1. Me lembro dessa bolha, voce perdeu dinheiro nela?

    ResponderExcluir
  2. A falácia do dinheiro fácil... perde tempo com isto não, nem valeria um post...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não vale a pena, é um alerta para os incautos.
      Perdi muita grana com isso.

      Excluir
  3. eu rodei na ogx, kk

    pdgr tbm comeu meu cu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior é ficar preso com essas merda na carteira, conheço um cara com mais de 2M de AGEN11 suspensas, não consegue fazer nada.

      Excluir